CEDT - Centro de Excelência em Desmaterialicação de Transacções

O CEDT

O impacto económico da desmaterialização de transações

Atualmente, os esforços de Desmaterialização de Transações centram-se no desenvolvimento de novas técnicas, processos e tecnologias, recorrendo maioritariamente a ferramentas e soluções TIC, com vista a obter ganhos de competitividade económica para as empresas e melhorar a qualidade de vida dos indivíduos.

É cada vez maior a cumplicidade na utilização e interação entre pessoas e equipamentos eletrónicos: a mobilidade é crescente e a comunicação também. Os dispositivos eletrónicos apresentam-se cada vez mais compactos e potentes, oferecendo maior capacidade de processamento a preços cada vez menores. Em diversos domínios a procura dos consumidores aumentou e a disponibilidade e a variedade da oferta cresceu exponencialmente. A linguagem binária mobiliza os átomos, no sentido de disponibilizar mais produtos, mais serviços, mais transportes, mais viagens. Estão a ser criados novos mercados recorrendo a novos processos e ferramentas TIC, novas formas de publicar conteúdos e de interação com a web 2.0.

 

Converter átomos em bits

As TIC apresentam-se como o sistema nervoso da sociedade moderna permitindo: redução de custos, automação de processos, aumento de eficiência, redução de risco, redução de desperdícios, aumento de qualidade e crescimento da capacidade de resposta, suportando e fortalecendo as pessoas, equipas, clientes, venda e assistência. De igual modo, auxiliam e suportam todas as áreas operacionais: administração, marketing, vendas, suporte ao cliente, etc.

As TIC apresentam-se como uma das forças mais disruptivas da sociedade moderna: num curto espaço de tempo a Humanidade assistiu a grandes transformações sociais que alteraram a vida e as relações entre empresas e indivíduos. As transações de conteúdos digitais, os pagamentos eletrónicos, o conceito de casa inteligente, a rastreabilidade eletrónica, a adoção de soluções e sistemas desmaterializados pelas empresas e pela administração pública são apenas algumas das áreas que o CEDT pretende dinamizar, contribuindo para o desenvolvimento do tecido económicosocial, financeiro e cultural do país.