CEDT - Centro de Excelência em Desmaterialicação de Transacções

SIBS SGPS, S.A

A SIBS desenvolve soluções de pagamento seguras e eficientes, facilitando o dia-a-dia das pessoas e das empresas. Entre as soluções desenvolvidas incluem-se as redes MULTIBANCO de Caixas Automáticos e Terminais de Pagamento Automático (TPA), bem como o processamento e prevenção de fraude de um leque alargado de transacções internacionalmente reconhecidas pela sua inovação e funcionalidade em múltiplas redes (Visa, MasterCard, Amex, entre outros), para múltiplos equipamentos, em múltiplos protocolos, quer seja em Caixas Automáticos, em TPA, online ou em telemóvel.

O sector público, os bancos e operadores de telecomunicações móveis estão entre os cerca de 400 clientes que confiam diariamente na SIBS para disponibilizar 24x7 serviços seguros aos seus clientes finais. Com cerca de 500 colaboradores, a SIBS e as suas subsidiárias, processam anualmente mais de 2 mil milhões de transacções movimentando uma média de mais de 500 mil milhões de euros por mês (ano 2008). Com 25 anos de experiência e um reconhecido know-how em pagamentos electrónicos, a SIBS alargou já o seu âmbito de actuação a outros mercados, tais como Angola, Polónia, Roménia e Grécia.
 
Cooptição
A Razão do Sucesso do Multibanco

O sucesso da Rede MULTIBANCO traduz-se não só na satisfação da sociedade e nos frequentes elogios da imprensa nacional e internacional como nos indicadores comparativos dos sistemas de pagamentos da União Europeia, onde o Sistema de Pagamentos Português surge acima da média.

A originalidade e grande parte do sucesso do MULTIBANCO resultam de um modelo de organização único, o modelo cooptitivo, uma combinação perfeita entre cooperação e concorrência por parte das instituições bancárias com actividade em Portugal, em prol de um objectivo comum.

Este modelo cooptitivo originou a criação de uma rede totalmente integrada (Caixas Automáticos e Terminais de Pagamento) partilhada por todos os bancos que operam em Portugal, conferindo-lhe uma universalidade absoluta e garantindo a qualquer titular de um cartão bancário MULTIBANCO o acesso a uma multiplicidade de serviços em qualquer local.

Esta infra-estrutura tecnológica única, representada numa empresa comum, por parte de entidades que concorrem entre si, na criação e oferta de serviços bancários, tem fomentado a eficiência e inovação no sistema de pagamentos português nos últimos 25 anos.

Presença Internacional
SIBS no mercado internacional

As alterações decorrentes da criação de uma área única de pagamentos em Euros designada por SEPA (Single Euro Payments Area) definiram novas fronteiras de actuação para os intervenientes do mercado de pagamentos. A partir de 2008, a principal referência espacial do negócio passou a situar-se num âmbito europeu, exigindo organizações ainda mais competitivas e com novas escalas para os negócios.

No contexto dos desafios da SEPA, a SIBS foi mais uma vez dinâmica na adaptação da sua estratégia, organização interna e cultura para responder favoravelmente aos novos desafios que surgiam de mercados transfronteiriços, com particular atenção ao mercado espanhol, aos mercados do leste europeu e à África lusófona.

O elevado know-how da SIBS no mercado dos pagamentos electrónicos e reconhecimento internacional das suas capacidades levou à participação em consultas e concursos públicos, lado a lado com empresas internacionais de renome. Estas iniciativas têm permitido à SIBS uma crescente prestação de serviços no mercado internacional, como por exemplo a gestão de uma rede de ATM na Polónia.

Adicionalmente, a SIBS tem contribuído activamente para o desenvolvimento de diversas iniciativas, através da colaboração com entidades internacionais que acentuam o prestígio e o reconhecimento das capacidades da SIBS num contexto internacional.

Ficha Técnica

Presidente do Conselho de Administração: Vítor Bento

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