CEDT - Centro de Excelência em Desmaterialicação de Transacções

FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) é uma instituição pública, de ensino superior, com autonomia estatutária, científica e financeira. Tendo como missão a formação de profissionais de engenharia de nível internacional, a FEUP aposta em Investigação e Desenvolvimento de excelência, sendo a maior faculdade da Universidade do Porto, com 9 cursos de Mestrado Integrado e 1 de Licenciatura, 8 de Mestrado independentes de 2º ciclo e 18 Programas Doutorais.

FEUP: Uma Escola de referência internacional

Excelência, inovação, espírito empresarial. Qualidades que fazem da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto uma escola de referência em Portugal e no estrangeiro.

Fundada em 1926 - e com as suas raízes na Academia Politécnica, criada em 1837 – a FEUP é uma das 14 faculdades da Universidade de Porto, a maior universidade de Portugal e uma instituição de renome internacional, que visa ser reconhecida como uma das 100 melhores do mundo em 2011.

Trabalhando em estreita colaboração com várias instituições de referência, tais como a Agência Espacial Europeia (ESA), a IBM, a Microsoft, a Organização Europeia para Investigação Nuclear (CERN), o Massachusetts Institute of Technology (MIT), a Universidade do Texas em Austin (UTA), a Carnegie Mellon University (CMU) ou o Software Engineering Institute (SEI), a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto dedica forte atenção ao processo de Bolonha.

Nesse sentido, a FEUP tem renovado os seus programas educativos, tendo em conta as posições dos seus vários players em Portugal e no estrangeiro, e no quadro da European Federation of Engineering National Associations (FEANI), do Council of Associations of Long Cycle Engineers of University or Higher School of Engineering of the European Union (CLAIU) e da Conference of European Schools for Advanced Engineering Education and Research (CESAER).

Sustentada pela elevada qualidade da sua I&D, que é produzida como um resultado da excelência das suas diversas unidades de investigação e das suas fortes parcerias internacionais, a FEUP coloca-se no século XXI como uma instituição que visa garantir que os seus alunos são capazes de conceber, desenvolver, implementar e operacionalização de sistemas complexos de forma a gerar valor acrescentado, num ambiente de sustentabilidade social e profissional, baseado em sólidos princípios éticos.

A FEUP serve cerca de 7.000 alunos e 450 docentes distribuídos por 9 departamentos: Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Engenharia Física, Engenharia Industrial e Gestão, Engenharia Informática, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica e de Materiais e Engenharia Química.

Os seus docentes e investigadores desenvolvem a sua actividade em 22 Unidades de I&D no âmbito de programas da Fundação para a Ciência e Tecnologia, tendo cinco dessas Unidades merecido a classificação de Excelente e nove outras a classificação de Muito Bom por parte de painéis internacionais de avaliação de actividade científica nomeados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Por outro lado, são da maior relevância para o tecido empresarial os serviços e os desenvolvimentos tecnológicos concretizados nos 9 institutos de interface associados. Condições de excelência que fazem da FEUP um parceiro privilegiado de entidades de outros países em actividades de I&D e um elemento essencial ao desenvolvimento do meio envolvente.

Com um investimento total de oito milhões de euros nos últimos três anos, a FEUP tem avançado em excelência e inovação:

 1 artigo científico/ investigador permanente / ano (4.6% da Publicação Portuguesa)
 
 18 spin-offs

 41 marcas e patentes activas ou pendentes
 
 24 unidades I&D que envolvem 80% do corpo docente

 

Ficha Técnica

Reitor/Diretor: Professor Sebastião José Cabral Feyo de Azevedo

Tel: +351 225 081 400

Fax: +351 225 081 440

E-mail: feup@fe.up.pt

Morada: Rua Dr. Roberto Frias, s/n, 4200-465 Porto

Url: http://www.fe.up.pt

CAE: 85420

Ano de Fundação: 1926