CEDT - Centro de Excelência em Desmaterialicação de Transacções

Fraunhofer Portugal

A Fraunhofer Portugal foi criada para delinear a estrutura de colaboração e estabelecer um novo Instituto em Portugal – o FhP AICOS, ou Centro de Pesquisa para Soluções de Informação e Comunicação Assistiva. Áreas adicionais de enfoque foram identificadas e incluem a biotecnologia, a nanotecnologia, fabricação avançada e logística.

A investigação de utilidade prática está no centro de todas as actividades desenvolvidas pela Fraunhofer Portugal.

Fundada em 2008 – e resultando de uma colaboração de longo prazo em Ciência e Tecnologia entre Portugal e a Alemanha – a Fraunhofer Portugal mantém um enfoque nas empresas como parceiros, promovendo e desenvolvendo actividades de investigação aplicada num contexto internacional.

Adoptando o bem-sucedido modelo de negócio operado na Alemanha pela Fraunhofer Gesellschaft, a Fraunhofer Portugal apoia o desenvolvimento económico e promove o bem-estar ao contribuir para o incremento da qualidade de vida das populações.

Neste momento a Associação Fraunhofer Portugal Research (Fraunhofer Portugal) detém e opera o Fraunhofer Portugal Research Center for Assistive Information and Communication Solutions (Fraunhofer AICOS) – uma parceria entre a Fraunhofer Gesellschaft e a Universidade do Porto – dedicada aos temas do “Ambient Assisted Living” (AAL) e das Tecnologias de Informação e Comunicação para Países em Desenvolvimento (ICT4D).

A Fraunhofer Portugal apresenta aos seus parceiros uma forte proposta de valor!

Aos utilizadores das nossas soluções oferecemos um incremento na sua qualidade de vida ao desenvolver soluções relevantes mas sobretudo práticas para as suas necessidades.

Aos nossos clientes industriais oferecemos capacidades de incremento das suas dinâmicas de inovação através do enfoque que os nossos esforços de I&D colocam na disponibilização de novos produtos e serviços capazes de contribuir para uma maior diferenciação e internacionalização dos seus negócios.

A todos aqueles que investem na promoção do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, oferecemos uma colaboração empenhada em contribuir para a crescente qualificação dos nossos recursos humanos, permitindo a estudantes e cientistas portugueses a aplicação prática do seu conhecimento ao serviço de reais necessidades do mercado.

Reconhecida pelo Estado Português como Pessoa Colectiva de Utilidade Publica, a Associação tem o nome do famoso cientista, inventor e empreendedor Joseph von Fraunhofer (1787-1826), originário de Munique, Alemanha.

Ficha Técnica

Presidente do Conselho de Administração: Dirk Elias

Tel: +351 220 408 300

Fax: +351 226 005 029

E-mail: info@fraunhofer.pt

Morada: Rua Alfredo Allen, 455, 4200-135 Porto

Url: http://www.fraunhofer.pt/

CAE: 94995

Ano de Fundação: 2008