CEDT - Centro de Excelência em Desmaterialicação de Transacções

Estudo em Desmaterialização de Transações

Este estudo foi realizado no âmbito do projeto SIAC e teve como principal objetivo caracterizar a representatividade e o valor setorial e económico da desmaterialização de transações.


O estudo foi realizado por uma consultora de renome e envolveu algumas das mais relevantes personalidades nacionais de vários setores de atividade.

O estudo do Mapa em Desmaterialização de Transacções teve como princípios orientadores:

  • identificar e caracterizar as tecnologias nacionais existentes e identificar oportunidades para a sua internacionalizacão;
  • identificar e caracterizar as melhores praticas internacionais passiveis de incorporacao na atividade económica nacional e;
  • identificar e caracterizar novas áreas passiveis de incorporacão dos principios e beneficios da desmaterializacão, a nivel nacional e internacional.

De uma forma sucinta pode-se afirmar que Portugal apresenta, de uma forma geral, um nível de evolução assinalável no que diz respeito ao desenvolvimento e implementação de soluções de desmaterialização. Setores como Banca e Pagamentos, Transportes, Logística, Saúde e Administração Pública destacam-se no grau de maturidade de desmaterialização elevado comparativamente ao que é observado a nível internacional.

Partilhamos o relatório síntese do estudo realizado. Para mais informações sobre este estudo poderá contactar diretamente o CEDT para info@cedt.eu.

Estudo Desmaterialização Transacções